Ingressantes 2019

Por Rodrigo Daud

Mestrandos

 

Bruna Caroline Souza Oliveira

Bruna

Bióloga formada na Universidade Federal de Goiás e mestranda no Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Animal na mesma instituição. Foi estagiária no Theory Metacommunity Landscape Ecology Lab, estudando principalmente questões relacionadas a ecologia e comportamento de aves. Foi também estagiária no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desenvolvendo trabalho de iniciação científica com o tema "MAPEANDO ÁREAS ESTRATÉGICAS PARA CONSERVAÇÃO DA HERPETOFAUNA BRASILEIRA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO"

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9025326002966253

Email:  cbru.oliveira@gmail.com

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal.

Título da Dissertação: Integrando modelos de nicho e análise de paisagem para avaliação do status de conservação de anuros (Amphibia: Anura) de riachos

Orientador: Prof. Dr. Paulo De Marco 

Bolsa: - 

    Brennda Menezes da Silva 

Brennda

 

Licencianda em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal (UFG). Tem interesse e experiência na área de zoologia, com ênfase em entomologia. Atualmente trabalha com taxonomia, morfologia e ecologia do grupo Diptera (Brachycera)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2261051734473069

Email: brenndaufg@gmail.com

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título:Composição da Comunidade de Moscas (Diptera: Brachycera) no Cerrado do Parque Nacional das Emas.


Orientadora: Profa. Dra. Sarah Siqueira de Oliveira

Coorientador: Prof. Dr. Welinton Ribamar Lopes 

Bolsa: CAPES

 

Brunno César da Silva Magalhães

Brunno

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Atualmente é aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal, com foco em Evolução (Morfologia adaptativa de Serpentes Aquáticas), pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3344028614280771

Email: biobrunno@gmail.com

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal.

Título: Anatomia funcional do crânio e do complexo atlanto-axial de serpentes da tribo Hydropsini (Dipsadidae)    


Orientador: Prof. Dr. Wilian Vaz Silva

Coorientador: Prof. Dr. Darlan Tavares Feitosa

Bolsa: -

  João Marcos de Lima Faria

João Marcos

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2018). Estudante de Pós-Graduação nível mestrado no Programa de Biodiversidade Animal pela mesma instituição, vinculado ao Laboratório de Comportamento Celular (LCC-UFG) com projeto de dissertação em análises enzimáticas e ultraestruturais (citológicas e histopatológicas) de peixes Guppy em co-exposição a nanopartículas associadas a herbicida comercial. Interessado em Ecotoxicologia; Nanotoxicologia; Histopatologia; Ultra-estrutura celular; Microscopia eletrônica

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0267697790446946

Email: limafariajoao@gmail.com

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: Análises toxicológicas e biorremediadoras de nanopartículas funcionalizadas de maghemita (γ-Fe2O3) em co-exposição ao herbicida Glifosato em tecido hepático dePoecilia reticulata.


Orientadora: Profa. Dra. Simone Maria Teixeira de Sabóia-Morais

Bolsa: Capes

       Letícia Frei Martins

Letícia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2017). Atuou como bolsista de Iniciação a Docência (PIBID), entre 2015 a 2017, tem experiência em coorientações para Feiras Científicas tais como Feira de Ciência e Inovação do Norte de Mato Grosso do Sul (FECINORTE) e Feira de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FETECMS). Tem como principais áreas de atuação: Ecologia, Conservação e Biodiversidade e Ensino de Biologia. Atualmente, é mestranda do PPG Biodiversidade Animal na Universidade Federal de Goiás

Latteshttp://lattes.cnpq.br/8736413224703390

Email: leticiafreim@gmail.com

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título:Viabilidade populacional do Lobo-guará em áreas protegidas imersas no Corredor Emas-Taquari


Orientador: Prof. Dr. Daniel de Brito Cândido da Silva 

Bolsa: -

 Liandra de Oliveira Barreto 

Liandra

 

Graduada em Ciências Biológicas modalidade Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Animal pela UFG, onde trabalha na linha de História Natural, comportamento e Sistemática de Vertebrados e Invertebrados sob orientação da Prof. Dra. Sarah Siqueira de Oliveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7811430502001040

Email: liandra454@gmail.com

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: Dípteros visitante e colonizadores de carcaças de pequena biomassa em duas fitofisionomias do Cerrado na Floresta Nacional de Silvânia.


Orientadora: Profa. Dra. Sarah Siqueira de Oliveira

Coorientador: Prof. Dr. Welinton Ribamar Lopes 

Bolsa: -

 Matheus Santos Costa 

Matheus

 

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2018) e Mestrado Acadêmico em andamento pelo Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Animal. Monitor do Museu Comunitário de Ciências Morfológicas Arlindo Coelho de Souza - Departamento de Morfologia - DMORF - UFG. Faço parte de Projetos de Pesquisas, do qual investigo a Morfofisiologia Comparada de Sistemas Orgânicos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8169025978150432

Email: conectheus.net@gmail.com

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: Avaliação de dois tipos de dietas proteicas na morfologia 
reprodutiva de machos do peixe Pangasius hypophthalmus.


Orientadora: Profa. Dra. Karina Simões

Coorientadora: Prof. Dra. Fernanda Gomes de Paula 

Bolsa: CAPES

    Murilo dos Santos Silva

Murilo

Graduado em Ecologia e Análise Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente sou mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal (UFG). Em minha dissertação, busco avaliar através de uma série temporal, a disponibilidade e perda de habitat ambientalmente adequado para ocorrências de quatros espécies de aves endêmicas do Cerrado. Ambas espécies são consideradas de habitat campestres, e atualmente estão incluídas na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7580293421054558

Email: murilo.sillvaa@gmail.com

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: Sem título no momento


Orientador: Profa. Dr. Paulo De Marco Júnior
 

Bolsa: CNPq

     Nayra da Mata Passos

 Nayra da Mata

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (2018). Tem experiência em docência na área de Biologia e Inglês (Ensino Médio).

 

Lattes:http://lattes.cnpq.br/5354425502189146

Email: nayrapassos@yahoo.com.br

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: Avaliação de assimetria flutuante em Eulaema nigrita LEPELETIER,1841 (Apidae:Euglossini) em paisagens fragmentadas do Cerrado.


Orientador: Prof. Dr. Daniel de Paiva Silva

Bolsa: -

 

   Phamêlla Neres de Lima

Phamella

 

 

 

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Técnica em Análises Clínicas pelo Colégio Oswaldo Cruz (Goiânia-GO). Experiência nas áreas de Biotecnologia, com ênfase em Quantificação de Proteína Transgênica, e em Morfofisiologia na análise de Sistemas Orgânicos. Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Animal pela UFG, onde trabalha na linha de Morfologia e Fisiologia Animal sob orientação da Prof. Dra. Karina Simões do Laboratório de Pesquisa em Morfologia Humana e Animal

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8471612611188369

Email: phamelladelima@gmail.com

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: Estudo da bioestrutura e vascularização arterial cardíaca do peixe Oreochromis niloticus.


Orientador: Profa. Dra. Karina Simões

Coorientador: Prof. Dr. Edson José Benetti

Bolsa: CAPES

Rodrigo Santana de Oliveira

Rodrigo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente mestrando no PPGBAN da Universidade Federal de Goiás. Atuando profissionalmente como analista ambiental com ênfase na coleta, identificação e produção de relatório técnico para o grupo de entomofauna, assim também como na identificação de mamíferos médio e grande porte, terrestres e alados.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5829221286499568

Email: rodisantana@gmail.com

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: Composição da Comunicado de Moscas (Diptera: Brachycera) em duas Fitofisionomias do Bioma Cerrado, na Floresta Nacional de Silvânia - GO.

Orientadora: Profa. Dra. Sarah Siqueira de Oliveira

Coorientador: Prof. Dr. Welinton Ribamar Lopes

Bolsa: -

       Sávio Cunha Costa

Sávio

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Têm interesse nas áreas de Zoologia, com ênfase na Taxonomia de Grupos Recentes, em especial com Diptera: Drosophilidae, e no Ensino de Ciências e Biologia

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1683273162740570

Email: saviocunhacosta@gmail.com

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título:Análise Filogenética e Revisão Taxonômica dos Gêneros  Pseudiastata COQUILETT, 1908 e Hyalistata WHEELER, 1960 (Diptera: Drosophilidade: Steganinae).


Orientador: Profa. Dra. Sarah Siqueira de Oliveira 

Coorientadora: MSc. Gabriela Pirani 

Bolsa: CAPES

    Tamires do Carmo Dias 

Tamires

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Goiás - UFG. Colaboradora de pesquisas do Laboratório de Paleontologia e Evolução do Curso de Geologia LABPALEOEVO da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - UFG. Participa dos Grupo de Pesquisa: Tetrápodes do Cretáceo de Goiás, Mato Grosso e Pontal do Triângulo Mineiro, atuando na linha de pesquisa: Paleobiologia dos tetrápodes do Brasil Central.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1299179673144232

Email: dias.tamiresdc@gmail.com

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título:Diversidade de Dinossauros Sauropoda durante o período Cretáceo do Gondwana e sua correlação com eventos geológicos.


Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto dos Anjos Candeiro

Coorientador: Prof. Dr. Octávio Mateus

Bolsa: CAPES

    Thainá Rodrigues Baia

Thainá

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Estudante de Pós-Graduação nível mestrado no Programa de Biodiversidade Animal pela mesma instituição. Foi Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) e Bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Biológicas - PETBio. Atualmente, é diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Liga Acadêmica de Zoologia e Biodiversidade (LAZBio), vinculada a UFG. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Mulheres na Ciência. Tem experiência na área de Divulgação e Popularização Cientifica, Educação, Ensino de Ciências, Gênero, Sexualidade, Conservação e Manejo de Fauna. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, Interdisciplinaridade, espaços formais e não formais de educação, alfabetização e letramento cientifico, formação de professores de ciências e biologia, gênero, sexualidade, mulheres na ciência, zoologia aplicada a conservação e manejo de cetáceos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1713474460409965

Email: thainabaia@gmail.com

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: Avaliação da Eficiência de Proteção da Unidades de Conservação para as espécies de Cetáceos.

Orientador: Prof. Dr. Daniel de Brito Cândido da Silva

Bolsa: -

     Vanessa Leonel Falchi 

Vanessa

Mestranda em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada em Ciências Biológicas (2017), modalidade Licenciatura, por essa mesma universidade. Foi monitora de Morfologia e Taxonomia Vegetal e bolsista no Programa de Bolsas de Licenciaturas (PROLICEN) durante a graduação

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5003651675197636 

Email: vanessafalchiufg@gmail.com

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: Ácaros plantícolas como bioindicadores de (in)sustentabilidade em agroecossistemas


Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Damasco Daud

Bolsa: CAPES

 

Doutorandos 

 

Ana Karolina Mendes Moreno

Ana Karolina

 

 

Tenho formação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2015), Mestre em Biodiversidade e Conservação pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde (2019) e Doutoranda no PPG em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente desenvolvo pesquisas sobre os efeitos das mudanças climáticas na distribuição de anuros Deficiente de Dados, avaliando sua vulnerabilidade utilizando modelos de nicho ecológicos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1681515033170904

Email: akarolina_moreno@hotmail.com

Doutorado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: Mudança Climática e a Conservação de Anfíbios Deficiente de Dados em Escala Global


Orientador: Prof. Dr. Alessandro Ribeiro de Morais

Bolsa: CAPES 

  Antonio Olímpio de Souza

Antonio

Concluí a graduação em Biologia pelo IF Goiano câmpus Rio Verde em 2015 e o mestrado em Biodiversidade e Conservação pela mesma instituição em 2018. No presente, sou aluno de doutorado em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Goiás. Estudo os seguintes campos: Bioacústica e História Natural de Anuros.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8730755097837205

Email: olimpio.ant@gmail.com 

Doutorado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: "O valor científico de áreas protegidas para anfíbios"


Orientador: Prof. Dr. Alessandro Ribeiro de Morais

Bolsa: -

Gabryella de Sousa Mesquita

Gabrielly

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e mestrado em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é doutoranda em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Goiás e diretora administrativa da ONG Instituto Boitatá de Etnobiologia e Conservação da Fauna, no qual atua na direção, coordenação e no desenvolvimento de projetos nas áreas de conservação da fauna, educação ambiental e divulgação científica. Possui experiência na área de Ecologia de Paisagens e Zoologia, com ênfase em Herpetologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9811193701075277

Email: gabryella.mesquita@gmail.com

Doutorado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: Sem título atualmente


Orientador: Prof. Dr. Natan Medeiros Maciel 

Bolsa: CAPES

    Júlio Cury Hoffmann

Júlio

Doutorando em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Ecologia e Evolução (UFG-2018). Graduado em Ecologia e Análise Ambiental (UFG-2015). Atualmente pesquiso na área de Agroecologia com interesse principal em artrópodes de importância no controle de pragas, realizando coletas e identificações de ácaros (Acariformes e Parasitiformes) plantícolas

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4369613274656187

Email: j.cury.h@gmail.com

Doutorado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: O que favorece a conservação de inimigos naturais de pragas agrícolas no ambiente?

 

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Damasco Daud

Bolsa: CAPES 

Patricia Thieme Onofri Saiki

Patrícia

 

Bióloga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG - Câmpus Goiânia). Doutoranda no PPG em Biodiversidade Animal (UFG) e integrante do Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicologia (LaBAE - UFG).Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduação em Ciências Biológicas (UFU). Ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/BIOLOGIA - UFU). Experiência como Gestora de Meio Ambiente no Setor Sucroenergético. Atuação como docente na Unievangélica e no IFG. Experiência nas áreas de Biomonitoramento, Biodiversidade Animal, Gestão Ambiental, Genética Forense e Ecologia, licenciamento ambiental, regularização ambiental, gestão de resíduos sólidos e líquidos, gestão de recursos hídricos e atuação em Comitês de Bacia Hidrográficas, docência de biologia e correlatos, educação ambiental, Reserva Legal e CAR, auditorias ambientais, projetos de recuperação de áreas degradadas, atuação junto aos órgãos ambientais licenciadores/fiscalizadores, participação em comitês temáticos, câmaras técnicas de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4288150833228530

Email: ptosaiki@gmail.com

Doutorado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: Biomonitoramento do ecossistema aquático de uma Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável (Niquelândia, Goiás, Brasil) através de abordagem integrada com o zebrafish   (Danio rerio)

 

Orientador: Prof. Dr. Thiago Lopes Rocha

Bolsa: - 

Rafael Braga do Amaral 

Rafael

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás (2001). Analista Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) em Goiânia-GO (2010-atual). Mestre em Ecologia e Produção Sustentável pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Tem experiência de Consultoria Ambiental em Parques, PCHs, UHEs, na área de Zoologia , com ênfase em Zoologia de Vertebrados, Pisciculturas e trabalhos de Ictiologia, Ictiofauna e Educação Ambiental.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2963271106861985

Email: rafael.braga70@yahoo.com.br

Doutorado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: Sem título no momento

 

Orientador: Prof. Dr. Thiago Lopes Rocha

Bolsa: -

 Ursula Teixeira de Andrade

Úrsula

Graduada em Ecologia e Análise Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (2016). Concluí o Mestrado em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Goiás (2018). Atualmente sou doutoranda no programa de pós graduação em Biodiversidade Animal (UFG). Tenho experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biodiversidade Animal, nos seguintes temas: evolução, conservação, listas vermelhas. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3634434679387803

Email: uta.ecologia@gmail.com

Doutorado em andamento em Biodiversidade Animal.


Título: Vocalizações de aves brasileiras e de mamíferos sul americanos: uma revisão.

 

Orientador: Prof. Dr. Rogério Pereira Bastos 

Bolsa: CAPES