Apresentação e Objetivos

Por Arthur Bispo

Apresentação:

O Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Animal (PPGBAN) é um projeto conjunto dos Departamentos de Ecologia (DECOL), de Ciências Fisiológicas (DECIF), de Genética (DGEN) e de Histologia (DHISTO) do Instituto de Ciências Biológicas e com participação de docentes de outras unidades da UFG e também de outras instituições.

 

O PPGBAN privilegia a formação de pesquisadores/educadores competentes, críticos e criativos em suas ações, compromissados com o desenvolvimento científico e social do país. Neste sentido, o perfil a ser formado pressupõe a aquisição das características necessárias ao pesquisador, bem como aquelas inerentes ao educador. O PPGBAN objetiva formar profissionais para exercerem atividades de ensino e pesquisa em Biodiversidade Animal (nas suas mais diversas áreas de atuação), de forma que o conhecimento científico produzido possa ser utilizado na resolução de problemas ambientais e divulgado para a sociedade.

 

O PPGBAN foi recomendado em dezembro de 2013 pela CAPES/MEC (nível mestrado) e o primeiro processo seletivo ocorreu em março de 2014. Em 2018, a CAPES/MEC recomendou o nível doutorado e o primeiro processo seletivo ocorreu em 2019. O tempo esperado para a conclusão do mestrado e doutorado é de 24 e 48 meses, respectivamente. O candidato aprovado no processo seletivo deverá obter, no mínimo, 21 créditos em disciplinas no mestrado, e defender a dissertação, e 31 créditos no doutorado, e defender a tese, com frequência maior que 85% em todas as atividades com avaliação.

 

O curso poderá oferecer bolsas, cuja concessão se efetuará em função da disponibilidade e critérios fixados pelas agências de fomento e pela Comissão de Bolsas do PPGBAN. Atualmente, o programa conta com bolsas de agências ou órgãos governamentais (CAPES e FAPEG).